Ação de combate ao mosquito da dengue chega ao Novo Horizonte

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa) e de Serviços Urbanos (Semsur) realizou nesta quinta-feira, 29, um ‘arrastão’ contra o mosquito Aedes aegipty no bairro Novo Horizonte, na região da Floresta.  A mobilização reuniu agentes comunitários, de endemias e educadores ambientais, os quais realizaram abordagens, distribuíram material informativo e fizeram tratamento da água de reservatórios ao nível do solo.

Foto: Cedida

Na sede da Associação dos Moradores do Bairro Novo Horizonte, na Rua Padre Antônio, os agentes receberam informações sobre a mobilização e dali foram às visitas. “Nosso trabalho é de parceria com a Prefeitura, uma ação que sempre tivemos”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte, Márcio Pereira.  De acordo com o diretor de Endemias e Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, José Ferreira Neto, o Loro, o Novo Horizonte apresenta taxa de 14,98% de infestação predial com larvas. “Fazemos os bairros inteiros, indo de casa em casa para conscientizar os moradores sobre os riscos do Aedes”, disse Loro.

A Semsa orienta as ações de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), que indica os bairros onde há infestações do mosquito. Além da educação ambiental, a Semsur mantém intensa ação de limpeza, capina, roçagem e remoção de entulhos. “Esse trabalho é muito importante. Deixa a gente alerta e consciente”, avaliou dona Raimunda da Silva, moradora do Novo Horizonte.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, lembra que “no período do chuvoso, o risco de infestação do Aedes aumenta consideravelmente”.

O Dia D de combate ao mosquito será nesta sexta-feira, 30, quando várias ações acontecem em todo o País.

Assessoria PMRB